UNIVERSIDADE
PAULISTA UNIP
FACULDADE
DE LETRAS: LICENCIATURA PORTUGUÊS/INGLÊS
Terceiro
Semestre
TRABALHO
O ENSINO
DE LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
PROFESSORA
LÍGIA MENNA
Ivone
Brito da Silva
RA:
B026DI4
Selma
Cristina Costa
RA:
A985824
Vanessa
Cavalcante
RA:
B041HA7
Vandete
Santana
RA:
9778799
MARÇO
2012
Página (2)
Sumário
Introdução........................................................................................................03
O Ensino da Literatura e as Novas
Tecnologias...........................................04
Justificativa......................................................................................................05
Metodologia......................................................................................................06
Referências Bibliográficas..............................................................................07
Página (3)
Introdução
O
presente trabalho é uma proposta de uso do espaço (INTERNET), no qual visa o
trabalhar com o aluno nas redes sociais o ensino da literatura portuguesa, o
movimento “Modernismo”, seja em nível escolar médio ou universitário.
A atual geração Z a qual faz parte do século XXI utiliza-se das mídias digitais
para se comunicar, como também para estabelecer relações interpessoais. Visando
essas afinidades para com a citada geração Z com a INTERNET, porque não
aproveitar dessas características para fins pedagógicos?
Porque
quando as novas mídias adentram no ambiente formal de ensino, algumas mudanças
são notórias. O relacionamento entre professor e aluno dentro da sala de aula
muda, pois ambos podem compartilhar das mesmas informações de forma igualitária
(tanto o discente como o docente, pode fazer o uso do conteúdo da rede para
adquirir, absorver, interagir e com mais conhecimento a comunicação horizontal
e inteligência coletiva, parceiras nesse processo educacional).
O
maior desafio, entretanto, é fazer com que as instituições de ensino de um modo
geral compreendam de que forma as redes sociais podem funcionar como métodos
auxiliares de ensino. A ideia é estimular nos discentes o uso dessas redes
sociais como meio de interação e aprendizagem coletiva, construída a partir
desse ambiente virtual.
Compete
ao professor fundamentar os conceitos necessários para que o aluno possa
aprender a “navegar” em meio ao dilúvio de informações. Os professores têm que
começar a criar os mecanismos de construção conjunta. Eles e os alunos criarão
um conteúdo, e interpretá-lo juntos.
Portanto,
ao introduzirmos o uso das redes sociais na instituição, podemos junto com elas
inovar o cotidiano das atividades da escola em relação aos seguintes aspectos:
atratividade, interatividade, inovação, diversidade, entre outros. Assim, sem
dúvida podem servir como elemento motivador dos alunos em relação a sua
aprendizagem.
Página (4)
O Ensino
da Literatura e as Novas Tecnologias
Objetivos
· Desenvolver novas metodologias na sala
de aula para o ensino aprendizagem sobre o tema escolhido “O Modernismo”.
· Intermediar o uso de programas de
computadores como Power Paint e INTERNET (Blogs) pelos professores em sala de
aula como recurso pedagógico.
· Empregar recursos tecnológicos que
tornem mais vivo e dinâmico o processo de ensino aprendizagem dos alunos.
· Aperfeiçoar a interação dos alunos nas
aulas de Literatura Portuguesa até no exterior – que os blogs sejam visitados pelo
mundo afora. Quem sabe até pelos países que falam nossa língua.
· Traçar subsídios para o graduando
inserir-se no contexto escolar (Literário).
· Empregar a criação de redes de
afinidade entre escritores/ou leitores, o nosso objetivo neste tópico é propor
que o aluno publique os seus poemas e poesias na rede.
· Operar recursos multimídia a
incorporação dessas outras linguagens na estrutura do texto literário.
· Desenvolver alcance mundial de público
(discentes ensinos médios e de graduação e docentes literários).
Página (5)
Justificativa
Este
trabalho esta sendo criado para a disciplina de APS e terá a supervisão da
professora Lígia Menna. Acreditamos no ENSINO
DA LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS, com essa prática, se rompem a
unidirecionalidade do ensino bancário, favorecendo ao aluno vivenciar a
construção do conhecimento como um processo vivo, dinâmico e dialógico.
Com
a vantagem de permitir a interação simultânea entre os participantes “discentes
e docentes” que podem encontrar através do Blog
Literatura & Litteris – http://literaturalitteris.blogger.com, metodologia nova, uso de
mídia, artigos que apresentaram o movimento “Modernismo”, o qual funcionará como revista
literária/ou de cultura, e podendo servir como excelente fonte de consulta e
pesquisa deste movimento.
O
que pode garantir a eficácia, um ganho na educação através das redes no
processo de ensino aprendizagem, é o fato de que devemos considerar que esta
rede interativa já faz parte do cotidiano de boa parte dos alunos. E são
utilizadas por eles em outros momentos de suas vidas, ou seja, com a utilização
das redes sociais na educação será algo que não trará mudanças radicais, mas
passara a ter mais uma funcionalidade na vida dos alunos na construção do seu
conhecimento, e favorecerá contendo informações dirigidas diretamente a esse
movimento Modernismo da nossa Literatura Portuguesa.
Página (6)
Metodologia
Introduziremos
no blog “Literatura & Litteris – http://literaturalitteris.blogger.com,
Textos Literários, Pinturas Modernas, e assuntos relacionados a este movimento
- “Modernismo”, no qual haverá um espaço para que os interlocutores possam
postar seus comentários. Apresentaremos através de novas tecnologias, como
vídeos, desenhos e reportagens relacionados. Desenvolveremos novos recursos
para abordagem dos escritores que fizeram parte do “Modernismo”.
Página (7)
Referências
Bibliográficas
CASTELLS,Manuel. A
galáxia da INTERNET: Reflexões Sobre INTERNET, Negócios e a Sociedade.São Paulo
Zahar,2003.
FREITAS, Viviane.Rede
Social, Mídia Social e Mídia Digital.
WWW.penseconavih.com.br.
Blog: Literatura
& Litteris – http://literaturalitteris.blogger.com
Olá pessoal do Curso de Letras - Chácara Santo Antonio - UNIP (segundo e terceiro semestre, e também para quem quiser nos visitar),nos prestigiem com seus comentários sobre o nosso Trabalho. Estamos abertas para exclarecer dúvidas a respito do assunto em questão "Modernismo". Um abraço a todos.
ResponderExcluirHoje, para que acompanhemos a evolução tecnológica - que por sinal chega para nós a velocidade da "luz". É necessário interagirmos urgente com essas mudanças. E nós como futuros professores, somos obrigados, literalmente "obrigados" a interagir de forma assídua com essas mudanças rápidas, senão certamente ficaremos para trás.
ExcluirMuitos profissionais que se dizem "educadores" detestam essas novas mudanças tecnológicas. Entretanto, espero que esses novos futuros profissionais da educação, mude essa visão arcaica que encontramos por ai, sendo um verdadeiro peso para o desenvolvimento da Educação Brasileira.
Ivone Brito da Silva