sábado, 21 de abril de 2012

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
FACULDADE DE LETRAS: LICENCIATURA PORTUGUÊS/INGLÊS
Terceiro Semestre


TRABALHO
O ENSINO DE LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
PROFESSORA LÍGIA MENNA

Ivone Brito da Silva
RA: B026DI4
Selma Cristina Costa
RA: A985824
Vanessa Cavalcante
RA: B041HA7
Vandete Santana
RA: 9778799

MARÇO 2012

Página (2)
Sumário
Introdução........................................................................................................03
O Ensino da Literatura e as Novas Tecnologias...........................................04
Justificativa......................................................................................................05
Metodologia......................................................................................................06
Referências Bibliográficas..............................................................................07

Página (3)
Introdução
O presente trabalho é uma proposta de uso do espaço (INTERNET), no qual visa o trabalhar com o aluno nas redes sociais o ensino da literatura portuguesa, o movimento “Modernismo”, seja em nível escolar médio ou universitário.
            A atual geração Z a qual faz parte do século XXI utiliza-se das mídias digitais para se comunicar, como também para estabelecer relações interpessoais. Visando essas afinidades para com a citada geração Z com a INTERNET, porque não aproveitar dessas características para fins pedagógicos?
Porque quando as novas mídias adentram no ambiente formal de ensino, algumas mudanças são notórias. O relacionamento entre professor e aluno dentro da sala de aula muda, pois ambos podem compartilhar das mesmas informações de forma igualitária (tanto o discente como o docente, pode fazer o uso do conteúdo da rede para adquirir, absorver, interagir e com mais conhecimento a comunicação horizontal e inteligência coletiva, parceiras nesse processo educacional).
O maior desafio, entretanto, é fazer com que as instituições de ensino de um modo geral compreendam de que forma as redes sociais podem funcionar como métodos auxiliares de ensino. A ideia é estimular nos discentes o uso dessas redes sociais como meio de interação e aprendizagem coletiva, construída a partir desse ambiente virtual.
Compete ao professor fundamentar os conceitos necessários para que o aluno possa aprender a “navegar” em meio ao dilúvio de informações. Os professores têm que começar a criar os mecanismos de construção conjunta. Eles e os alunos criarão um conteúdo, e interpretá-lo juntos.
Portanto, ao introduzirmos o uso das redes sociais na instituição, podemos junto com elas inovar o cotidiano das atividades da escola em relação aos seguintes aspectos: atratividade, interatividade, inovação, diversidade, entre outros. Assim, sem dúvida podem servir como elemento motivador dos alunos em relação a sua aprendizagem.

Página (4)
O Ensino da Literatura e as Novas Tecnologias
Objetivos

·         Desenvolver novas metodologias na sala de aula para o ensino aprendizagem sobre o tema escolhido “O Modernismo”.
·         Intermediar o uso de programas de computadores como Power Paint e INTERNET (Blogs) pelos professores em sala de aula como recurso pedagógico.
·         Empregar recursos tecnológicos que tornem mais vivo e dinâmico o processo de ensino aprendizagem dos alunos.
·         Aperfeiçoar a interação dos alunos nas aulas de Literatura Portuguesa até no exterior – que os blogs sejam visitados pelo mundo afora. Quem sabe até pelos países que falam nossa língua.
·         Traçar subsídios para o graduando inserir-se no contexto escolar (Literário).
·         Empregar a criação de redes de afinidade entre escritores/ou leitores, o nosso objetivo neste tópico é propor que o aluno publique os seus poemas e poesias na rede.
·         Operar recursos multimídia a incorporação dessas outras linguagens na estrutura do texto literário.
·         Desenvolver alcance mundial de público (discentes ensinos médios e de graduação e docentes literários).

Página (5)
Justificativa
Este trabalho esta sendo criado para a disciplina de APS e terá a supervisão da professora Lígia Menna. Acreditamos no ENSINO DA LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS, com essa prática, se rompem a unidirecionalidade do ensino bancário, favorecendo ao aluno vivenciar a construção do conhecimento como um processo vivo, dinâmico e dialógico.
Com a vantagem de permitir a interação simultânea entre os participantes “discentes e docentes” que podem encontrar através do Blog Literatura & Litteris – http://literaturalitteris.blogger.com, metodologia nova,  uso de mídia, artigos que apresentaram o movimento “Modernismo”, o qual funcionará como revista literária/ou de cultura, e podendo servir como excelente fonte de consulta e pesquisa deste movimento.
O que pode garantir a eficácia, um ganho na educação através das redes no processo de ensino aprendizagem, é o fato de que devemos considerar que esta rede interativa já faz parte do cotidiano de boa parte dos alunos. E são utilizadas por eles em outros momentos de suas vidas, ou seja, com a utilização das redes sociais na educação será algo que não trará mudanças radicais, mas passara a ter mais uma funcionalidade na vida dos alunos na construção do seu conhecimento, e favorecerá contendo informações dirigidas diretamente a esse movimento Modernismo da nossa Literatura Portuguesa.

Página (6)
Metodologia
Introduziremos no blog “Literatura & Litteris – http://literaturalitteris.blogger.com, Textos Literários, Pinturas Modernas, e assuntos relacionados a este movimento - “Modernismo”, no qual haverá um espaço para que os interlocutores possam postar seus comentários. Apresentaremos através de novas tecnologias, como vídeos, desenhos e reportagens relacionados. Desenvolveremos novos recursos para abordagem dos escritores que fizeram parte do “Modernismo”.

Página (7)

Referências Bibliográficas

CASTELLS,Manuel. A galáxia da INTERNET: Reflexões Sobre INTERNET, Negócios e a Sociedade.São Paulo Zahar,2003.
FREITAS, Viviane.Rede Social, Mídia Social e Mídia Digital.
WWW.penseconavih.com.br.
Blog:  Literatura & Litteris – http://literaturalitteris.blogger.com

2 comentários:

  1. Olá pessoal do Curso de Letras - Chácara Santo Antonio - UNIP (segundo e terceiro semestre, e também para quem quiser nos visitar),nos prestigiem com seus comentários sobre o nosso Trabalho. Estamos abertas para exclarecer dúvidas a respito do assunto em questão "Modernismo". Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, para que acompanhemos a evolução tecnológica - que por sinal chega para nós a velocidade da "luz". É necessário interagirmos urgente com essas mudanças. E nós como futuros professores, somos obrigados, literalmente "obrigados" a interagir de forma assídua com essas mudanças rápidas, senão certamente ficaremos para trás.
      Muitos profissionais que se dizem "educadores" detestam essas novas mudanças tecnológicas. Entretanto, espero que esses novos futuros profissionais da educação, mude essa visão arcaica que encontramos por ai, sendo um verdadeiro peso para o desenvolvimento da Educação Brasileira.

      Ivone Brito da Silva

      Excluir