Embora marcada de início pela influência européia, grande parte da obra escultórica de Brecheret, que indicou rumos básicos à formulação do modernismo brasileiro, sempre denotou componentes nacionalistas. Seu trabalho foi logo apreciado pelos jovens que, em 1922, organizariam a Semana de Arte Moderna, da qual, embora ausente, participou com 12 peças.
Em 1920, por encomenda do governo paulista, concebeu sua obra mais grandiosa, o "Monumento às bandeiras". Mas só em 1936 tal projeto passou à realidade, num bloco de granito de cinqüenta metros de comprimento, 16 de largura e dez de altura, no qual foram esculpidas 37 figuras de grande expressividade, e só em 1953 o monumento pôde ser inaugurado, no parque Ibirapuera. Em 1921 Brecheret apresentou ao público brasileiro uma de suas obras, o mármore "Eva", instalado no vale do Anhangabaú. Premiado como melhor escultor nacional na I Bienal de São Paulo, em 1951, Vítor Brecheret morreu em São Paulo em 18 de dezembro de 1955. Em 1957, a Bienal prestou-lhe homenagem, em sala especial com 61 esculturas e vinte desenhos. Em 1995 uma exposição de 112 esculturas do artista inaugurou o Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo.
O Monumento às Bandeiras é uma obra do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, como citou a Selma no comentário acima. A escultura está localizada na capaital paulista, na zona sul mais precisamente na praça Armando Salles de Oliveira, em frente ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa, e ao Parque do Ibirapuera, a mesma está no local desde 1954, no mesmo período em que o Parque Ibirapuera foi inaugurado, a obra foi colocada em homenagem aos IV Centenário da Nossa Querida São Paulo. A obra possui 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura
Embora marcada de início pela influência européia, grande parte da obra escultórica de Brecheret, que indicou rumos básicos à formulação do modernismo brasileiro, sempre denotou componentes nacionalistas.
ResponderExcluirSeu trabalho foi logo apreciado pelos jovens que, em 1922, organizariam a Semana de Arte Moderna, da qual, embora ausente, participou com 12 peças.
Em 1920, por encomenda do governo paulista, concebeu sua obra mais grandiosa, o "Monumento às bandeiras". Mas só em 1936 tal projeto passou à realidade, num bloco de granito de cinqüenta metros de comprimento, 16 de largura e dez de altura, no qual foram esculpidas 37 figuras de grande expressividade, e só em 1953 o monumento pôde ser inaugurado, no parque Ibirapuera.
Em 1921 Brecheret apresentou ao público brasileiro uma de suas obras, o mármore "Eva", instalado no vale do Anhangabaú.
Premiado como melhor escultor nacional na I Bienal de São Paulo, em 1951, Vítor Brecheret morreu em São Paulo em 18 de dezembro de 1955. Em 1957, a Bienal prestou-lhe homenagem, em sala especial com 61 esculturas e vinte desenhos. Em 1995 uma exposição de 112 esculturas do artista inaugurou o Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo.
SELMA CRISTINA GONÇALVES COSTA.
O Monumento às Bandeiras é uma obra do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, como citou a Selma no comentário acima.
ResponderExcluirA escultura está localizada na capaital paulista, na zona sul mais precisamente na praça Armando Salles de Oliveira, em frente ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa, e ao Parque do Ibirapuera, a mesma está no local desde 1954, no mesmo período em que o Parque Ibirapuera foi inaugurado, a obra foi colocada em homenagem aos IV Centenário da Nossa Querida São Paulo. A obra possui 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura
Ivone Brito da Silva