terça-feira, 1 de maio de 2012

ESCULTURA MODERNISTA - VICTOR BRECHERET




Vamos conhecer um pouco sobre a escultura modernista, vocês sabiam que o movimento das bandeiras é de Victor Brecheret?








SELMA CRISTINA GONÇALVES COSTA

2 comentários:

  1. Embora marcada de início pela influência européia, grande parte da obra escultórica de Brecheret, que indicou rumos básicos à formulação do modernismo brasileiro, sempre denotou componentes nacionalistas.
    Seu trabalho foi logo apreciado pelos jovens que, em 1922, organizariam a Semana de Arte Moderna, da qual, embora ausente, participou com 12 peças.

    Em 1920, por encomenda do governo paulista, concebeu sua obra mais grandiosa, o "Monumento às bandeiras". Mas só em 1936 tal projeto passou à realidade, num bloco de granito de cinqüenta metros de comprimento, 16 de largura e dez de altura, no qual foram esculpidas 37 figuras de grande expressividade, e só em 1953 o monumento pôde ser inaugurado, no parque Ibirapuera.
    Em 1921 Brecheret apresentou ao público brasileiro uma de suas obras, o mármore "Eva", instalado no vale do Anhangabaú.
    Premiado como melhor escultor nacional na I Bienal de São Paulo, em 1951, Vítor Brecheret morreu em São Paulo em 18 de dezembro de 1955. Em 1957, a Bienal prestou-lhe homenagem, em sala especial com 61 esculturas e vinte desenhos. Em 1995 uma exposição de 112 esculturas do artista inaugurou o Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo.

    SELMA CRISTINA GONÇALVES COSTA.

    ResponderExcluir
  2. O Monumento às Bandeiras é uma obra do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, como citou a Selma no comentário acima.
    A escultura está localizada na capaital paulista, na zona sul mais precisamente na praça Armando Salles de Oliveira, em frente ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa, e ao Parque do Ibirapuera, a mesma está no local desde 1954, no mesmo período em que o Parque Ibirapuera foi inaugurado, a obra foi colocada em homenagem aos IV Centenário da Nossa Querida São Paulo. A obra possui 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura

    Ivone Brito da Silva

    ResponderExcluir