domingo, 6 de maio de 2012

TEATRO DE NELSON RODRIGUES



Vestido de Noiva é a história de um triângulo amoroso. Alaíde, a protagonista, rouba o namorado da irmã, Lúcia, e casa-se com ele. Lúcia, por sua vez, fica com o marido da irmã, e os dois formam um complô, que leva Alaíde à loucura e à morte. A mulher sai enlouquecida pela rua, é atropelada, e vai parar num hospital, agonizando numa mesa de operações. E a peça reconstitui em cena aquilo que se passa nessa mente em desagregação da protagonista.
A peça contém uma forma confusa, extremamente fragmentada, como mesmo um delírio, uma alucinação. O que nós vemos então são os famosos planos: o da alucinação, o da memória e o da realidade, sendo que este último plano é tratado em cerca de 10% a 15% do conteúdo. Os outros dois planos, que abrangem os delírios e pensamentos da personagem, dominam a obra. " A maneira como Nelson arquitetou o processamento é que expressa a sua genialidade. Essa estrutura prismática, caleidoscópica, vai inspirar uma encenação teatral muito intensa, através do cenário inovador. Daí Nelson ser o maior.


 



SELMA CRISTINA GONÇALVES COSTA

Um comentário:

  1. para quem não sabe:O Teatro Nelson Rodrigues, inaugurado em 1976, como Teatro do BNH, teve como espetáculo de estréia Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. Em 1984, o teatro passou a se chamar Nelson .

    Selma Cristina Gonçalves Costa

    ResponderExcluir