domingo, 6 de maio de 2012

JORGE AMADO


Jorge Amado, um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu em Itabuna,Bahia, em 10 de agosto de 1912. É considerado é dos principais representantes do romance regionalista da Bahia.
Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brail e no mundo. Com livros traduzidos para diversos idiomas, suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.   
Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Em seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. Suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao cais, em Salvador, capital da Bahia. O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão. Suas obras literárias conquistaram não só os falantes da língua portuguesa como de outros idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc. Morreu em Salvador ( Bahia ), no dia 6 de Agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade.  
São seus livros: 
O País do Carnaval, Cacau, Jubiabá, Terras do Sem fim, A Morte e a Morte de Quincas Berro d´Água, Seara Vermelha, O Cavaleiro da Esperança, O Mundo da Paz, Os Subterrâneos da Liberdade, Gabriela, Cravo e Canela, Suor, Mar Morto, Capitães de Areia, São Jorge dos Ilhéus, Os Velhos Marinheiros, Os Pastores da Noite, Dona Flor e seus Dois Maridos, ABC de Castro Alves, O Amor do Soldado, Bahia de Todos os Santos, A Estrada do Mar, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tieta do Agreste, Farda Fardão e Camisola de Dormir. 








SELMA CRISTINA GONÇALVES COSTA

3 comentários:

  1. Veja a importância de conhecer este autor Modernista, quanta cultura traz em seus livros - costumes de uma época que foi, é será e continuará séculos a dentro.

    Ivone Brito da Silva

    ResponderExcluir
  2. É bastante importante abrir espaço para falar desse escritor, de suas obras, Jorge Amado, um dos escritores mais populares do Brasil e conhecido no mundo.
    Politicamente comprometido com ideias socialistas, participou da Aliança Nacional Libertadora, movimento de frente popular, foi preso em 1936, libertado um ano depois, morou em Buenos Aires, França, União Soviética e em países das chamadas democracias populares, até que em 1952 retornou ao Brasil.
    Nessa ocasião já se tornara mundialmente conhecido.
    Em 1959, ingressou na Academia Brasileira de Letras, e seus livros traduzidos para mais de trinta línguas.

    ResponderExcluir
  3. Que bom meninas que vocês gostaram , realmente é enriquecedor.

    Selma Cristina Gonçalves Costa.

    ResponderExcluir